NOTÍCIAS

EFAISLO também é cultura

18/11/2015

O Instituto Cultural São Lourenço (ICSL) vem fazendo ações que mantêm viva a chama do Museu Comercindo Pederssetti. Na 5ª EFAISLO foi apresentada, em parceria com o Centro de Memória do Oeste (CEOM), uma exposição fotográfica intitulada “Interações: homem e natureza no Velho Xapecó”. A exposição tem como objetivo retratar a vivência e convivência entre as pessoas e a natureza nas décadas de 1950 e 1960.

A exposição que trata da colonização da região Oeste de Santa Catarina é composta por 20 ampliações fotográficas em tamanho 70x100cm. As fotografias são um convite à reflexão sobre a ação humana no espaço natural e as respostas da natureza a essa ação.

Aproveitando a oportunidade o Instituto Cultural expôs fotos raras de São Lourenço do Oeste ilustrando ainda mais a exposição e focando na construção do município, resgatando os primórdios da história da nossa cidade.

Além desta exposição fotográfica, o ICSL articulou a exposição de carros antigos e motos clássicas para expor durante os quatro dias de feira. A seleção de mais de 20 veículos mostrou ao público que os lourencianos possuem forte apreço por essas inestimáveis máquinas, uma vez que a maioria dos carros e motos expostas eram de munícipes.

Outros destaques do ICSL foram a coleção de rádios antigos do Senhor
Vanderlei de Brito, além de materiais de outros colecionadores, como o riquíssimo acervo arqueológico da América do Sul.

O presidente do ICSL Altamir Lemes (Ynho) menciona que “valorizar esses colecionadores e entusiastas do passado e possibilitar que eles exponham seus objetos de apreço para a comunidade, é fazer com que o público possa sentir um pouco do gosto mágico da nostalgia”.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Lilian Freitas